Friday, October 26, 2012

Entrevista com Hans-Joachim Roedelius


Hans-Joachim Roedelius nasceu em Berlim, no dia 26 de outubro de 1934. Na verdade podemos dizer que a carreira artística de Roedelius começou quando ele era uma criança e atuou em alguns filmes da UFA no final dos anos 30/início dos anos 40, mas foi só depois de passar por diferentes profissões nas mais variadas áreas (e de morar em vários locais diferentes por toda a Europa) que Roedelius começou sua carreira como músico autodidata e gravou álbuns que apresentaram novas idéias artísticas, mudaram vidas e abriram mentes o redor do mundo!



Kluster
No final dos anos 60, Roedelius fundou - juntamente com Conrad Schnitzler e Boris Schaak - o Zodiak Free Arts Lab (lugar onde várias bandas surgiram ou fizeram seus primeiros shows, incluindo Tangerine Dream, Ashra Tempel e Agitation Free) e a comunidade musical Human Being (que gravou um álbum ao vivo no Zodiak, em 1968). Os locais de nascimento do Kluster - um trio formado por Conrad Schnitzler, Hans-Joachim Roedelius e Moebius Dieter - foram a "Hochschule für Bildenden Künste" e a "Hammer Gallery", em Berlim (final de 1969). O Kluster gravou três álbuns: "Klopfzeichen" (1970) e "Zwei-osterei" (1971) - ambos produzidos por Conny Plank - e "Eruption", um álbum ao vivo, registrado na última apresentação do trio como Kluster (Conrad Schnitzler deixou a banda em 1971 para iniciar uma longa carreira solo. Infelizmente Con morreu em 04 de agosto de 2011). 


Cluster

Com a saída de Schnitzler do Kluster, o duo Roedelius & Moebius mudou o nome para Cluster (com C ao invés de K) e gravou "Cluster '71" (1971) e "Cluster II" (1972), ambos também produzidos por seu colaborador de longa data Conny Plank. Estes dois álbuns marcam a transição da sonoridade inicial (e primitiva) do Kluster para uma abordagem mais eletrônica, que caracterizou o som do Cluster no seu terceiro álbum ("Zuckerzeit", 1974) e também no novo grupo, o Harmonia (formado por Roedelius, Moebius juntamente com Michael Rother, ex- guitarrista do Kraftwerk e do ex- Neu!). O Harmonia gravou quatro álbuns entre 1973 e 1976: "Muzik von Harmonia" (1974), "Live '74" (lançado apenas em 2007), "Deluxe" (1975) e "Tracks & Traces" (com Brian Eno, que havia se juntandoà banda como músico e co-compositor, "Tracks & Traces" foi gravado em 1976 mas foi lançado somente 20 anos mais tarde, em 1997 e reeditado em 2009 pelo selo Groenland-Records).

Após o fim do Harmonia, Roedelius e Moebius gravaram o quarto álbum do Cluster ("Sowiesoso", 1976, produzido por Conny Plank) e em junho de 1977 Brian Eno voltou para a Alemanha para se encontrar novemante com a dupla e participar dos álbuns "Cluster & Eno" (lançado em 1977) e "After the Heat" (creditado como Eno Roedelius & Moebius, lançado em 1978). Roedelius e Moebius também colaboraram na faixa "By this river"(do álbum "Before and after science") do Brian Eno (1977).


No ano seguinte, 1978, Hans-Joachim Roedelius lançou seu primeiro álbum solo -"Durch die wüste" - iniciando sua carreira solo paralela ao Cluster. "Jardin au fou", seu segundo álbum solo, foi lançado em 1979 e seu terceiro disco solo, "Selbsportrait" (também de 1979), é o primeiro da série de discos chamada "Selbsportrait" (ou auto-retrato, em português), a maioria deles registrados na sua casa (na década de setenta) em Forst, Alemanha. Desde então, Roedelius lançou mais de 40 álbuns solo (confira sua discografia no final deste post, é incrível!) e vários álbuns em colaboração com outros artistas (incluindo Conrad Schnitzler em 2001).

O Cluster encerrou suas atividades pela primeira vez em 1981 (Moebius também partiu para uma carreira solo), mas se reuniu novamente em outros dois periodos (de 1989 a 1997 e de 2007 a 2010). Em 2011 Roedelius formou o Qluster com o músico Onnen Bock e já lançou três álbuns desta terceira fase do Kluster/Cluster/Qluster ("Fragen", "Rufen" e "Antworten", todos de 2011).


Todos os álbuns gravados por Hans-Joachim Roedelius são grandes discos e essenciais para todos aqueles que desejam descobrir (ou redescobrir de novo e de novo) o quão longe a música pode ir em busca de novos horizontes, quebrando regras "estabelecidas"! Eu tive o prazer de entrar em contato com o Roedelius pela primeira vez em 2011 e é incrível como esse homem é sempre muito gentil e amável quando eu lhe enviou um e-mail. Quando o convidei para esta entrevista, eu não sabia que ele estava hospitalizado após uma cirurgia na barriga (ele mencionou na entrevista, mas eu soube que ele estava bem através de sua página oficial do Facebook). Bem, um homem que encontra algum tempo e forças para responder a uma entrevista, mesmo estando em um hospital, deve ser alguma figura realmente especial e merece todo o meu respeito e gratidão! 

Obrigado sr. Roedelius! Tenha certeza que você será muito bem-vindo quando tivermos a oportunidade de trazer você para o Brasil! E feliz aniversário, meu amigo!


Bem, aqui está a minha entrevista com Hans-Joachim Roedelius!



ASTRONAUTA - Eu li em algumas das suas entrevistas e em artigos sobre sua vida que você foi ator infantil nos anos 30 e 40, atuando em filmes da UFA. Então, eu acho que estes foram os seus primeiros passos no mundo das artes, correto? Como foi esse contato com os filmes e com a UFA? E como (e quando) você decidiu que seria músico?

ROEDELIUS - Meu pai era dentista e ele tinha como pacientes alguns diretores que trabalhavam na UFA e um deles me viu quando esteve na nossa casa. Ele gostou de mim e perguntou aos meus pais se eles concordariam que eu interpretasse um personagem infantil em um filme que eles estavam fazendo na época e assim aconteceu, eu atuei em cerca de 6 filmes depois disso, com atores famosos como a cantor e assobiadora Ilse Werner, a atriz Brigitte Horney, os atores Willy Birgel, Carl Raddatz e muitos outros.

Primeiro eu quis ser médico, mas por causa de Segunda Guerra Mundial e os problemas posteriores na Alemanha, eu não consegui realizar isso do modo clássico. Eu tive que achar uma maneira mais prática e primeiro me tornei enfermeiro, acompanhante de pacientes terminais, fisioterapeuta e massagista na Universidade de Eastberlin - a"Charite" - mas quando me mudei para Westberlin em 1960 tudo mudou.

Quando estiver em casa, voltando do hospital na próxima sexta, eu vou procurar o meu currículo e envio para você.

(nota:. Roedelius já está na sua casa agora e me enviou a sua discografia/currículo Você pode verificar no final desta entrevista)

ASTRONAUTA - Entrei em contato com Conrad Schnitzler quase ao mesmo tempo que contatei você pela primeira vez. Isso aconteceu uns três ou quatro meses antes da morte de Schnitzler, em 2011. Ele pareceu ser um cara legal (assim como você é). Em 2001, você e Schnitzler lançaram o álbum "ACON 2000/1", o primeiro (e único) álbum de vocês dois juntos, depois de 30 anos do último disco do Kluster ("Eruption", gravado e lançado em 1971). Como foi tocar e gravar com Conrad Schnitzler depois de todos esses anos? E você manteve contato com ele nestes 30 anos entre "Eruption" e "ACON 2000/1"?

ROEDELIUS - Conrad era um ótimo amigo, mesmo com as nossas grandes divergências na percepção da assim chamada realidade, o que foi o motivo da separação do Kluster em 1971. Nós mantivemos a amizade e Acon 1 foi o resultado.

ASTRONAUTA - Qual equipamento você utilizava nas gravações e apresentações do Kluster, Cluster e Harmonia? Você e seus colegas de banda construiram alguns dos equipamentos que vocês utilizavam? E o Brian Eno, ele trouxe qualquer tipo de equipamento ou dispositivos quando ele esteve na Alemanha com vocês e tocou nos álbuns "Tracks e Traces" (do Harmonia, gravado em 1976, lançado apenas em 1997), "Cluster & Eno" e '"After the heat "(Eno Moebius Roedelius, ambos gravadas em 1977 e lançados em 77 e 78, respectivamente)?


Harmonia (Rother, Moebius and Roedelius)
ROEDELIUS - Usavamos órgãos elétricos, violoncelo, guitarra, kneeviola, tonegenerators, echomachines e muitos pequenos dispositivos eletrônicos feitos por nós mesmos, no início. Quando Brian veio ao nosso encontro, ele trouxe um dos primeiros sintetizadores que existiam na época, mas nada além disso, então ele tocou este sintetizador, guitarra, baixo e cantou. Não foi ele quem produziu o álbum, foi feito por nós quatro, primeiramente em um Tape Machine de quatro canais que Michael Rother possuia. Cerca de 20 anos depois, com a ajuda de amigos austríacos, eu trabalhei neste material e em 1997 a primeira edição de "Harmonia 76 Tracks & Traces" saiu, através da Rykodisc/EUA e Sony/Alemanha, mas sem grande interesse público. A Groenland Records tomou conta de uma segunda edição com 3 bonustracks.

Cluster & Eno e After the Heat foram/são produções de Conni Plank, não do Brian Eno!


Silver Qluster (2011)
ASTRONAUTA - Você é referência para muitos músicos de todo o mundo e sua música ainda é uma grande influência para as novas gerações. E (obrigado!) você é um dos artistas mais prolíficos, com mais de 100 discos lançados. Como você vê sua carreira e quais são seus novos passos nas artes? Existe a possibilidade de um reencontro com Dieter Moebius de novo? E existe a possibilidade de outro concerto do Silver Qluster (com Simeon Coxe III, dos Silver Apples, que aconteceu nos EUA em 2011)?

ROEDELIUS - Eu era e ainda sou muito ocupado, tanto trabalhando com artistas de todo o mundo quanto com o membro do Qluster, Onnen Bock. Não há razão nenhuma para revitalizar o Cluster para mim. Com Simeon, pode ser possível uma nova colaboração. É tudo uma questão de orçamento.

ASTRONAUTA - Você é o diretor e produtor de um festival em Lunz (Áustria), chamado "More ohr Less". Você pode nos contar um pouco sobre este festival?

Existe uma nova página no facebook (http://www.facebook.com/MoreOhrLess) sobre o "more ohr less" e videos no Youtube, procure por : moreohrless (http://www.youtube.com/moreohrless).

ASTRONAUTA - Uma última pergunta... E quanto a trabalhar com o produtor e engenheiro Conny Plank?

ROEDELIUS - Em relação á amizade com Conni Plank: 

Sem a contribuição criativa dele como um amigo e como artista, bem como produtor, o Cluster não teria atingido seu status e fama.
Nós nos tornamos amigos dele desde o primeiro momento em que ele trabalhou conosco no "Klopfzeichen" e no "Klusterzwei" (zwei-osterei). Ele nos permitiu que morassemos no seu apartamento em Hamburgo, ele era um grande tesouro.
Não esquecer:
Sem a sua colaboração nem o Kraftwerk, nem o Neu e nem muitos outros grupos na primeira linha da música alemã e européia contemporânea teria sido capaz de ser o que se tornou.

Muito obrigado, querido Astronauta, pelo seu interesse e apreciação.

Muito obrigado.

Joachim

ASTRONAUTA - Muito obrigado, sr. Roedelius! 



Hans-Joachim Roedelius e Astronauta Pinguim (São Paulo, 28 de julho de 2013)
Hans-Joachim Roedelius
Cluster (Roedelius and Moebius)
Qluster (Roedelius and Onnen Bock)
Cluster
Harmonia 1976 (Eno, Roedelius, Rother and Moebius)
Dê uma olhada na discografia/curriculo do Roedelius' discography/curriculum (texto apenas em alemão):



Gesamte Werk- / CD- / Projektliste                                         Hans-Joachim Roedelius
  
Veröffentlichungen auf CDs / LPs  :
( Als  Mitglied in den Gruppen Kluster/Cluster/Harmonia, in anderen Formationen und solo)

01. „Klopfzeichen“  ( Schwann-Düsseldorf ) 1970
02. „Klusterzwei-Osterei“  ( Schwann-Düsseldorf ) 1971
03. „Kluster-Eruption“  ( Galerie Block –Berlin ) 1971
04. „Cluster I“  ( Phillips –Hamburg ) 1971 
05. „Cluster II“  ( Metronome-Hamburg ) 1972
06. „Musik von Harmonia“ ( Metronome-Hamburg )  1974
07. „Cluster-Zuckerzeit“  ( Metronome-Hamburg ) 1974
08. „Harmonia de Luxe“ ( Metronome-Hamburg )  1975
09. „Cluster-Sowiesoso“  ( Sky-Hamburg ) 1976
10. „Cluster & Eno“  ( Sky-Hamburg )  1977
11. „Cluster-Grosses Wasser“ ( Sky-hamburg ) 1978
12. „After the heat“ ( Eno & Cluster, Sky-Hamburg ) 1978
13. „Cluster71“  ( Sky-Hamburg ) 1980 ) 1980
14. „Cluster & Farnbauer“  ( Privatlabel-London ) 1980 
15. „Cluster-Curiosum“  ( Sky-Hamburg ) 1981
16. „Apropos-Cluster“  ( Curious-music /Iowa /USA) 1990
17. „ Cluster-One Hour“  ( Sky-Hamburg & Nova Era-Barcelona )  1990
18.. „Friendly Game“  ( materiali Sonori-San Giovanni-Valdarno ) 1992
19. „To Cover The Dark“  ( Privat-London )  1993
20. „Cluster-live/USA“  ( Hypnotic/USA ) 1996
21. „Harmonia-Tracks&Traces“  ( Rykodisc/USA-Sony/Deutschland ) 1996
22. „ Cluster-Japan-Live“  ( Soul-Static-London )  1997
23. „Meeting the Magus“ ( Hermetic-London )  1997
24. „Aquarello“   ( All Saints-London )  1998
25. „GlobalTrotters-Drive“  ( Rykodisc-London ) 1999
26. „Global Trotters-Drive  ( Biosphere-Tokyo )  1999
27. „ Persistence of Memory“  ( Seventh Chance-Maumee-Ohio )  2000
28. „Acon“  ( Captain Trip-Tokyo )  2001
29. „Das verwirrte Schaf“ ( Privatedition 
30. „Digital Love“  ( Plag Dich Nicht-Wien )  2002
31. „Lunz“  ( Groenland-London ) 2002
32. „Neverless“  ( Klanggalerie-Wien )  2003
33.. „Harmonia 1974“  ( Groenland-London ) 2007 
34. „Snapshots-Sidesteps“  ( Psychonavigation-Dublin ) 2007
35. „Roedelius-Works 1968-2005“  ( Groenland-London ) 2008
36. „Ars Errata“  ( Nepenthe-Toledo-Ohio )  2008
37. „Inlandish“  ( Groenland-London ) 2008
38. „Cluster-Live-Berlin 2007“  ( Important/USA ) 2008
39.. „Human Being 1968“  ( Nepenthe/USA ) 2009
40. „Fibre“  ( Barking Green ) 2009
41. „Cluster-Qua“    ( Klangbad-Deutschland, Nepenthe/USA ) 2009
42. „Sustanza di cose sperata“  ( Transparency/USA ) 2009
43. „Harmonia & Eno 1976“  ( Groenland-London )  2009
44. „Cluster-live-Wien 1980“  ( Important/USA )  2010

Solo-arbeiten veröffentlich auf CD / LP.

45. „Open Doors“ ( re- release Nepenthe ) 2010
46. „Durch die Wüste“  ( Sky-Hamburg )  1978
47.  „Jardin au Fou“  ( EGG-Paris )  1979
48. „Selbstportrait I“  ( Sky-Hamburg )  1979
49. „ Selbstportrait II“ ( Sky-Hambur) 1980
50. „Selbstportrait III“ ( Sky-Hamburg)  1980
51. „Lustwandel“  ( Sky-Hamburg ) 1981
52. „Wenn der Südwind weht“  ( Sky-Hamburg )  1981
53. „Offene Türen“  ( Sky-Hamburg )  1982
54. „Flieg Vogel Fliege“ (Sky-Hamburg ) 1982
55. „Wasser im Wind“  ( Schallter-Wien ) 1982
56. „Auf Leisen Sohlen“ ( Sky-Hamburg ) 1984
57. „Gift oft he Moment“  ( EGED-London )  1984
58. „ Wie das Wispern des Windes“ ( Uniton-Oslo )  1986
59. „Momenti Felici“  ( Virgin/Venture-London ) 1987
60. „Weites Land“  ( Ariola-Wien )  1987
61. „Fortress of Love“ ( Virgin/Venture-London ) 1989
62. „Variety of Moods“  ( Nova Era-Barcelona ) 1990
63. „Der Ohrenspiegel“ ( Multimood-Göreborg ) 1991
64. „Piano Piano“  ( Materiali Sonori-San Giovanni-Valdarno ) 1991
65. „Cuando Adonde“  ( Nova Era-Barcelona ) 1992
66. „Frühling“  ( BSC-München ) 1992
67. „Tace“  ( BSC-München ) 1993
68. „Sinfonia Contempora Nr. 1“  ( BSC-München ) 1994
69. „Move and Resonate“  ( BSC-München )  1994
70. „Theaterworks“  ( Multimood-Göteborg ) 1994
71. „Selbstportrait VI-The Diary oft he Unforgotten“  ( Curious-Iowa ) 1995
72. „61zigjahr Roedelius“  ( Artbase-Wien ) 1995
73. „Vom Nutzen der Stunden-Lieder vom Steinfeld I“  ( Waku Word Sessler-Wien ) 1995
74. „Pink Blue and Amber“  ( BSC-München )  1996
75. „Sinfonia Contempora II – La Nordica“  ( Multimood-Göteborg ) 1996
76. „Vom Nutzen der Stunden-Lieder vom Steinfeld II“ ( Privat ) 1999
77. „Selbstportrait VII-Dem Wind voran“  ( Captain Trip-Tokyo ) 1999
78. „Roedeliusweg“  ( BSC-München ) 2000
79. „veni cretor  spiritus“  ( Spaceformusic-USA )  2000
80. „Amerika Recycled“  ( Spaceformusic-USA ) 2002
81. „Evermore“  ( Klanggalerie-Wien )  2002
82. „Selbstportrait VIII-Introspection“  ( Horizon-USA ) 2002
83. „ Vom Nutzen der Stunden III“  ( Privat )  2003
84. „American Steamboat“   ( Spaceformusic )  2003

Weiterhin eine bereits unüberschaubare Menge an CDs  / Tonträgern, an deren Entstehen ich mitgewirkt habe, oder die Stücke von mir beinhalten, insgesamt sind es bisher ungefähr  170 Tonträger, von denen ich weiss.



Zur Erstveröffentlichung in 2011 geplant :

85. „Stunden“ ( Bureau B-Hamburg )  
86. „Qluster-Rufen“      ( Bureau B-Hamburg)
87. „Roedelius plays Piano“  ( Bureau B-Hamburg ) 
88. „Roedelius & Lloyd Cole“  ( Bureau B-Hamburg )
89. „Qluster Fragen“   (Bureau B-Hamburg )


Seit 2007 aus dem Backkatalog wiederveröffentlicht und somit weltweit wieder erhältlich :

90. „Klopfzeichen“  ( Captain Trip-Tokyo )
91. „Klusterzwei Osterei“  ( Captain Trip-Tokyo )
92. „Cluster & Eno“  ( Bureau B-Hamburg )
93. „After the Heat“  ( Bureau B-Hamburg )
94. „Cluster I „  ( Bureau B-Hamburg )
95. „Cluster II“  ( Bureau B-Hamburg )
96. „Zuckerzeit“  (Universal-Hamburg )
97. „ Musik von Harmonia“  ( Universal-Hamburg )
98. „Harmonia de Luxe“  ( Universal-Hamburg )
99. „Cluster-Curiosum“  ( Bureau B-Hamburg )
100.“Cluster Sowiesoso“  ( Bureau B-Hamburg )
101.“Cluster Grosses Wasser“  ( Bureau B-Hamburg )
102.“Cluster Curiosum“  ( Bureau B-Hamburg )
103“Durch die Wüste“  ( Bureau B-Hamburg )
104.“Selbstportrait I“  ( Bureau B-Hamburg )
105.“Selbstportrait II“  ( Bureau B-Hamburg )
106.“Jardin au Fou“  ( Bureau B-Hamburg )
107.“Wenn der Südwind weht“  ( Bureau B-Hamburg )
108.“Gift oft he Moment“  ( Bureau B-Hamburg )
109.“Lustwandel“  ( Bureau B-Hamburg ) 
110.“Selbstportrait VI“  ( Bureau B-Hamburg )
111.“Offene Türen“  ( Nepenthe/USA )
112.“La Nordica“  ( Nepenthe/USA )
113.“Momenti Felici“  ( Bureau B-Hamburg )

Zur Neuherausgabe in 2011 vorgesehen :

114.“Wasser im Wind“  ( Bureau B-Hamburg ) 
115.“Wie das Wispern des Windes“  ( Bureau B-Hamburg )
116.“Piano Piano“  ( Bureau B-Hamburg )
117. „American Steamboat“ ( Erototox / Asheville )

Weiterhin eine bereits unüberschaubare Menge an CDs  / Tonträgern, an deren Entstehen ich mitgewirkt habe, oder Compilations, die Stücke von mir beinhalten,bisher etwa  weitere 60 Tonträger, von denen ich weiss. Vertonungen von Rilketexten.



Projekte : Musiken zu Tanztheaterstücken mit den Choreografen :

Caroline Carlsen  : „Teatro e Danz la Fenice- Venedig, „Teatre de Ville-Paris „  
Roberto Castello  : „Persistence of Memory“ - Krems
Esther Linley  : Wiener Festwochen, Donaufestival, Eurokaz-Zagreb, Kampnagelfabrik Hamburg, Szene Salzburg.
Vesna Ventura : Zagreb

Ein Oratorium mit dem Titel „Oh Mensch wo willst Du hin“ uraufgeführt in Nova Gorica / Slowenien mit einer weiteren Aufführung in Zagreb. 

Ein Musiktheaterstück : „Happy Kitchen aufgeführt Biennale Zagreb.

„Kommen/Bleiben/Gehen“ - : Musiken und Texte zu heilsamen Zwecken mit 
Prof.  Christian Ludwig Attersee. Mit Attersee ist Roedelius durch eine tiefe
Freundschaft verbunden.

Roedelius ist Intendant des hauptsächlich vom Land Nö. geförderten „More Ohr Less“ Symposions/Festivals in Lunz am See, das jährlich einmal Anfang August stattfindet und von Christian Ludwig Attersee unterstützt wird.                       www.more-ohr-less.at

Von Roedelius gegründete aktuell tätige Musikgruppen und andere Aktivitäten :
„Tempus Transit“  
mit den Musikern Albin Paulus, Stephan Steiner, Heidelinde Gratzl, Roedelius  und 
( gelegentlich ) weiteren Mitspielern )
„Qluster“ als Folge-formation von „Cluster“ mit Onnen Bock und Roedelius.
„Das Lunzprojekt“ mit dem US-Amerikanischen Komponisten / Musiker Tim Story.

Ehrenpräsident des Festivals „Moving Cultures“ in Tirana/ Albanien.
www.movingculture.org/TirJazzFest06/jazz_06.html
Ehrenmitglied in der einst von Aldous Huxley, John Cage, Krishnamurti und anderen Zelebritäten gegründeten “Happy Valley-Foundation“ „ Beatrice-Wood-Center oft he Arts“ in Ojai / Californien.   www.beatricewood.com 
„Grateful Vanity-Projekt“ mit dem Künstlerduo Florence Deygas & Olivier Kuntzel   www.addadog.com  in Paris/Frankreich
Geplante Tourneen in 2011 :
Eine Österreichtournee mit der Präsentation der CD Ex Animo, April bis August 2011
Eine Frankreichtournee anlässlich der Präsentation der Klangskulptur „Grateful Vanity“ 
mit drei ersten Konzerten im kommenden Juni in Paris.
Eine Skandinavientournee mit Beginn in Aarhus / Dänemark im September.
Eine US- Tournee anlässlich einer Einladung zu einem Auftritt beim ATP-Festival in New Jersey im Oktober.

Das schriftstellerische Werk :

Ungefähr 1500 Texte  ( Poeme, Prosa und anderes )
Davon etwa 100 selbst vertont und auf CDs veröffentlicht.



No comments:

Post a Comment