Friday, August 03, 2012

Cinco perguntas para Vince Clarke



Gênio. Não consigo encontrar outra palavra para descrever Vince Clarke. Nascido no dia 3 de julho de 1960 em South Woodfort e crescido na cidade de Basildon, Essex, Vincent John Martin estudou violino e piano na sua infância. No final dos anos 70 Vince e Andrew Fletcher, seu colega de escola, formaram a "No Romance in China", sua primeira banda juntos. A "No Romance in China" mudou de formação e passou a se chamar "French Look" em 1979. Em 1980 surgia outra banda, "Composition of Sound", na qual Vince exercia a função de vocalista até que David Grahan se juntou à banda, que novamente foi renomeada como "Depeche Mode" and é isto, o DM gravou um dos maiores àlbuns de todos os tempos ("Speak & Spell", 1981, composto quase que integralmente por Clarke), tornou-se uma das maiores bandas do mundo e ajudou a forjar o início da era do Synthpop!

Vince deixou o "Depeche Mode" logo após o lançamento do primeiro àlbum da banda e formou o "Yazoo", uma dupla com Alyson Moyet, com quem gravou vários singles de sucesso e dois grandes àlbuns. Eme 1983 Vince e Alyson acabaram com o "Yazoo" e Vince formou outra dupla - desta vez com o engenheiro de som Eric Radcliffe - chamada "The Assembly", que tinha diversos colaboradores nas suas gravações. No mesmo ano Vince deu início à sua carreira como produtor, gravando quatro singles do ex-colega da banda "French Look", Robert Marlow, e lançando pelo seu próprio selo, Reset Records". 

No início de 1985, Vince colocou um anúncio em uma revista (Melody Maker), procurando por um vocalista e um dos candidatos foi o Andy Bell. Uma das bandas com maior vendagem do mundo nascia ali: Erasure!

Como quase todas as pessoas que estão com 30 anos ou mais hoje em dia, tanto o "Depeche Mode" quanto o "Erasure" fizeram parte da minha infância e adolescência (eu me lembro claramente do dia que ouvi "Blue Savannah" no rádio pela primeira vez! E tinhamos um colega de escola chamado Rafael Collete - ele faleceu em um acidente de bicicleta numa virada de ano, no final dos 90 - que era fanático pelo "Depeche Mode", ele tinha tudo lançado pela banda até então!). Vince Clarke tornou-se não só meu super-herói mas também o cara que eu menciono todas as vezes que alguém vem encher o meu saco, questionando sobre minha escolha por sintetizadores vintage/analógicos. Como eu costumo dizer, se um gênio como Vince Clarke ainda possiu (e utiliza) equipamento vintage/analógico, ninguém no mundo vai me convencer que sintetizadores e equipamentos modernos são melhores que meu Minimoog e minhas outras velharias!

Contatei o Vince Clarke pela primeira vez pelo twitter e perguntei-lhe se ele aceitava fazer esta entrevista, via seu produtor, Michael Pagnotta. Ambos foram muito simpaticos e responderam meus emails com muita rapidez! Eu agradeço aos dois pela entrevista e pela amizade!


ASTRONAUTA - Vince, eu assisti a um vídeo no youtube onde o entrevistador pergunta se você é um "caçador de sintetizadores" e você disse a ele que não é mais. Quando foi seu período mais intenso e obcecado na "caçada" por equipamentos analógicos?  Existe algum equipamento dos seus sonhos que você ainda não possua? E quais são seus intrumentos preferidos e/ou aqueles que você utiliza mais hoje em dia?

VINCE - Eu acho que comecei a colecionar sintetizadores seriamente no início dos anos 90. E naquela época mesmo, como fiquei sem espaço, parei. Eu percebi que os únicos teclados que valiam a pena eu ter eram aqueles que seriam úteis para o meu processo de fazer música, e isso ainda é verdade hoje em dia. Eu tento incorporar o maior número de sintetizadores diferentes na minha música ao invés de escolher um ou outro teclado da minha preferência.

ASTRONAUTA - Nos primeiros discos gravados por você, especialmente no àlbum "Speak & Spell" do Depeche Mode, você usava apenas sintetizadores analógicos (não somente por uma questão de escolha sua mas também porque a tecnologia digital estava recém surgindo no mundo da música). Como era o processo de gravação naquela época, como você sincronizava seu equipamento, especialmente os que eram feitos por diferentes fabricantes?

VINCE - As primeiras coisas do Depeche Mode eram registradas em um gravador Studer de 16 canais. Vários canais tinham que ser reduzidos, as decisões tinham que ser feitas no momento certo. O engenheiro, Eric Radcliffe, arrumou uma maneira de gravar uma trilha com um click básico no canal 16, que nos permitia colocar o sequencer da ARP em sincronia.

ASTRONAUTA - Em algumas tours (especiamente na tour de 1991/1992 do Erasure, onde você tinha um "tanque" cheio de equipamentos), você viajava com muitos teclados analógicos. Como era feita a manutenção destes equipamentos analógicos, você viajava com um técnico em eletrônica especializado em instrumentos analógicos para reparar seus sintetizadores na estrada ou você sabia (ou sabe) como fazer a manutenção do seu própio equipamento?

VINCE - Todo o equipamento era revisado antes da tour e requeria pouquíssima manutenção durante a tour... (apenas algum TLC - nota: abreviação para Tender, Love, Care = Afeto, Amor e Cuidado). Meu próprio conhecimento em manutenção de sintetizadores era e ainda é limitado. No caso de acontecer algum problema, achavamos algum engenheiro na cidade onde estavamos nos apresentando.

ASTRONAUTA - Como é seu método de composição, você escreve suas músicas primeiro na guitarra e dai vai para os sintetizadores ou você compõe direto nos sintetizadores analógicos, sequencers e baterias eletrônicas?

VINCE - As músicas são compostas tanto na guitarra quanto no piano. Desta maneira nós podemos nos concentrar puramente na melodia e nas letras e não nos distrairmos com o ilimitado mundo das esculturas sonoras.

ASTRONAUTA - Eu suponho que você tenha muito material solo, demos de muitas músicas que você escreveu para suas bandas e projetos. Se você tem este tipo de material, pretende lançar algum dia? E um disco solo de Vince Clarke, podemos esperar que seja lançado no futuro?

VINCE - Duvido que eu lance algum disco solo. Eu realmente prefiro "colaborações". 


Site oficial do Vince Clarke: THE CABIN STUDIO

3 comments: